Os Revoltados COM Causa
Camila Varjão
Silva
Publicidade e
Propaganda
UNIP Jundiaí
Durante o meio do ano passado vimos uma
série de protestos envolvendo milhares de pessoas por todo o Brasil. Os
manifestantes gritavam por tudo aquilo que vem enfurecendo há muito tempo a
população brasileira.
Foram dias de muita repressão,
violência, e muita confusão nas mídias sociais. Vimos depredações a patrimônios
históricos, abuso de poder, manipulação de informações e principalmente as
pessoas saindo do torpor em que se encontravam, torpor esse que parece ter
dominado novamente a mente do “Gigante que havia acordado”.
Com certeza esse período ficará marcado
na história do Brasil, pois foi um movimento que conseguiu fazer com que um
milhão de pessoas deixassem suas casas para ir à rua reivindicar seus direitos.
A falta de organização e de um propósito maior fez com que todo o movimento não
desse praticamente nenhum efeito no estado social do país, mas serviu para
percebermos que unidos podemos ter muita força.
O motivo da minha escolha por esse tema
é completamente pessoal, pois na época em que ocorreram, essas movimentações
mexeram muito comigo e com tudo que penso e vejo acontecendo no país, devido a
isso esse foi o tema escolhido.
Em Junho passado presenciamos no Brasil
algo que desde o manifesto dos “caras pintadas” não se via, milhares de pessoas
se unindo e indo às ruas por uma mesma causa. O motivo? Inicialmente o aumento
no preço das passagens dos transportes metropolitanos em toda São Paulo, depois
o abuso de poder da polícia militar. Milhares de jovens, inicialmente, se
uniram para mostrar uma insatisfação generalizada de uma parte muito importante
do país.
A mídia de massa então entrou em ação
para fazer o seu papel de mostrar a sociedade o que estava acontecendo, mas no
início não conseguiu se expressar de forma imparcial. Manifestantes foram
jugados e segundo eles a repreensão por parte da polícia devia ser ainda maior.
Os movimentos cresceram e atingiram todo o Brasil e em uma determinada quinta
feira, de acordo com a Folha de São Paulo, o número de manifestantes em todo o
país chegou a 1 milhão, destes 300 mil apenas no Rio de Janeiro. Com esse
alastramento das manifestações o discurso da mídia mudou, após terem dito que
os jovens manifestantes eram baderneiros, rebeldes, e vândalos passaram a
apenas mostrar as dimensões dos protestos sem dar opiniões.
Houve violência, houve vandalismo,
houve barbaridade por parte da polícia contra os manifestantes, e inicialmente
era apenas isso que víamos nas mídias de massas, e o propósito verdadeiro das
manifestações ficaram escondidos atrás disso.
Durante as manifestações do ano passado, vimos o poder que a
internet tem de juntar pessoas com o mesmo propósito, pois todas as
movimentações eram organizadas nesse meio, e enquanto no início as grandes
mídias estigmatizavam e criminalizavam as manifestações, na internet bastava
saber onde buscar para ter uma visão geral do que estava acontecendo. Mas na
internet, podemos ter muitas informações diferentes gerando assim muitas
interpretações diferentes.
Com essa força de informação da Internet, a até então maior
ferramenta de comunicação, a televisão passou a ser vista como algo
completamente manipulado pelos governos, que apenas mostravam aquilo que
queriam que a população visse.
A maior rede de televisão do país, a Rede Globo, sofreu
ataques nas manifestações nas ruas e na internet, tanto que durante uma
exibição do Jornal Nacional, a jornalista Patricia Poeta deu um posicionamento
falando sobre o caráter “sincero” da emissora ao transmitir as informações
reais sobre as movimentações.
Com a aproximação da Copa do Mundo, através da internet já
podemos ver novos focos de manifestações que estão acontecendo e que prometem
ser ainda maiores durante o evento. Basta esperarmos para vermos se realmente a
fúria contra os bilhões que foram gastos será tão grande quanto a fúria dos 20
centavos.
Referências
Bibliográficas
Carta Capital -
<http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/uma-contribuicao-a-analise-das-midias-e-das-manifestacoes-284.html>
acesso em mar/2014
Gaia Creative -
<http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/uma-contribuicao-a-analise-das-midias-e-das-manifestacoes-284.html>
acesso em mar/2014
FONSECA, Daniel- Não dá para não Ver- As mídias nas
manifestações de Junho 2013 - e-book –
Jornal Folha de São Paulo
Teoria e Debate -
<http://www.teoriaedebate.org.br/colunas/midia/manifestacoes-de-junho-e-midia>
acesso em mar/2014
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