domingo, 1 de junho de 2014

IMPRENSA COXINHA

Gisele Aparecida Cardoso de Jesus   
Publicidade e Propaganda
UNIP Jundiaí

Há algum tempo atrás não existia o termo “coxinha”, esse termo surgiu após as manifestações de 2013 quando uma pequena parte da sociedade que antes não necessitava de grande exposição e status hoje precisa tornar notória a sua diferença social. Diferenciam-se através da sua maneira vestir, de agir, de manifestar sua opinião diante da politica do País.

Agindo de forma “politicamente correta” diante das manifestações tornou-se ainda mais visível a sua distinção, com isso a sociedade encontra uma forma de ridiculariza-los usando o termo “coxinha” uma vez que usam de extrema arrogância e são intolerantes a qualquer tipo critica.
Com o aumento do poder sócio econômico e maior consciência para a realidade política do país os Brasileiros não fazem mais “vista grossa” a certos comportamentos da elite que por sua vez está muito distante da realidade da grande massa. A maneira de expô-los e fazer notória essa diferenciação são utilizando a “imprensa coxinha”.

De acordo com o Consultor Sergio da Motta “Distinção do resto da população é a meta e a vida dos “coxinhas”. Por isso, o desprezo aos protestos do povo. Eles estão bem longe do mundo de onde vem a maioria daqueles que protestam. E querem deixar isso bem claro. É apenas justo que agora eles caiam no ridículo aos olhos de muitos.”

v  Porque da escolha do tema:
Abrange um problema sócio econômico gritante em nosso país, é um assunto de extrema importância para nosso conhecimento para que possamos movimentar se não externamente, internamente uma opinião e que façamos uma reflexão dessa absurda desigualdade entendendo a importância da educação em nosso país, possibilitando maiores oportunidades para aqueles que não nasceram em berço de ouro. Contudo entenderão a importância da politica justa para o desenvolvimento do país.

v  O que é o tema escolhido e sua repercussão:
O tema trata de uma desigualdade social discrepante, onde separa o “joio do trigo” mostrando essa diferença e fazendo com que a elite tome conhecimento de que o povo brasileiro está atendo aos assuntos de interesse público e interessado em conhecer essa diferença e mudar o cenário. Por se tratar de uma quantidade mínima e que dá muita importância à sua imagem e não aceita criticas por serem seres-humanos “perfeitos” essa atitude tem grande repercussão ao ridiculariza-los.

v  Qual a minha opinião sobre o tema:
A imprensa coxinha mostra que grande parte de uma sociedade favorecida não se mostra interessada à mudança de atitudes de um país que os favorece.   Acho de extrema importância que a sociedade tome conhecimento desta nata e mostre o descontentamento não somente com a politica mais também com a situação atual do país com a educação, saúde, transporte entre outros. Acredito que estas ridicularização possa mostrar que talvez as coisas possam mudar em longo prazo, com a esperança de que a educação se torne vital a sociedade brasileira.

Referência Bibliográfica


Observatório da Imprensa = <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed762_o_surgimento_dos_coxinhas> - acesso em mar/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário