sábado, 31 de maio de 2014

Funk Ostentação
Pâmela Fernanda Perin
Publicidade e Propaganda
UNIP Jundiaí

O funk ostentação surgiu por volta de 2008 e aborda temáticas como o consumo de carros, roupas, bebidas e acessórios de luxo. Difere do funk carioca que em suas letras faz mais referências à sensualidade e ao sexo. É um estilo musical em ascensão e muitos artistas do gênero possuem milhões de acessos no You Tube, como por exemplo, MC Guime, MC Gui e MC Lon. Foi um movimento iniciado nas periferias de São Paulo, entretanto, abrange várias classes sociais, sendo tocados em festas da classe média e alta. A aceitação do estilo foi tanta que em Abril de 2013 a Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei que proíbe a realização de bailes funk em vias públicas.

Muito se vê artigos e publicações na mídia que apoiam tal movimento, uma vez que representa as vozes da comunidade sendo faladas pela própria comunidade. Isso é muito importante, pois valoriza a comunidade como um todo, dando uma possibilidade de manifestação e evitando o efeito da invisibilidade social. Entretanto, existem divergências a respeito desta temática. Algo que é muito criticado são as mensagens nas letras dos funks que se referem ao consumo exacerbado, ao capitalismo e à aquisição de produtos de luxo. Existem também muitas críticas contra o movimento por parte de outros estilos musicais como, por exemplo, o rap, que aborda uma temática bem mais política, entretanto, não possui a mesma fama e aceitação que o funk conseguiu em tão pouco tempo.

O tema foi escolhido porque, no Brasil, é muito comum ouvir esse tipo de música em qualquer lugar frequentado e é algo que é adorado por alguns jovens, mas em contrapartida, odiado por outros. Algo que movimentou a mídia esta semana, no dia 4 de Abril, foi a publicação de um vídeo em uma rede social por parte de um integrante da banda Red Hot Chili Peppers, em que Flea toca uma música do MC Guimê, ícone do gênero.

Acredito na importância da música como expressão de ideias, entretanto, apesar de estar estudando publicidade sou contra a ideia da ostentação, ou seja, do consumo desenfreado. Acredito que as coisas devem ser ponderadas, o consumo é importante porque vivemos em um mundo capitalista, onde o “ter” muitas vezes é mais importante do que o “ser”. Apesar de não concordar com essa contingência, essa é a realidade do mundo em que vivemos.

Referências:

Revista Carta Capital - <http://www.cartacapital.com.br/cultura/sem-critica-social-funk-de-ostentacao-cai-no-gosto-da-classe-media-1321.html> - acesso em mar/2014

Revista Época - <http://revistaepoca.globo.com/cultura/noticia/2012/09/o-funk-da-ostentacao-em-sao-paulo.html> - acesso em mar/2014

Site Vírgula - <http://virgula.uol.com.br/musica/black-music/flea-do-red-hot-divulga-video-tocando-plaque-de-100-do-mc-guime> - acesso em mar/2014

Site UNISINOS - <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/517690> - acesso em mar/2014


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